14 junho 2014

A importância das cláusulas de recompra

O presidente do Real Sociedad disse durante esta semana que Carlos Vela poderia estar de regresso ao Arsenal neste Verão, e o facto do avançado mexicano poder regressar por apenas três milhões e meio de libras enquanto outros clubes estão preparados para oferecer vinte milhões pelo jogador, demonstra o quanto um clube pode poupar com as cláusulas de recompra.

Carlos Vela foi autorizado a transferir-se no Verão de 2012 por apenas três milhões de libras depois de não ter convencido no Emirates, mas como tinha a possibilidade de tornar-se um avançado de grande qualidade, os responsáveis do Arsenal colocaram uma cláusula de recompra de três milhões e meio de libras no contrato de venda do jogador mexicano.

Dois anos mais tarde, esta cláusula vai permitir ao Arsenal (se assim o desejar) contratar um avançado de qualidade por um preço baixíssimo.

Desde que saiu dos Gunners, Vela jogou constantemente a um alto nível, marcando 30 golos em 72 jogos para o campeonato espanhol, jogando maioritariamente como extremo, por isso os adeptos do Arsenal poderão começar a ficar ansiosos por o rever no Emirates.

Outro clube que tem começado a lucrar com estas cláusulas é o Real Madrid, que incluiu esta cláusula cada vez que vende um jogador da sua academia. Daniel Carvajal é um exemplo disso. O jogador espanhol regressou a Madrid apenas um ano depois de ter sido vendido aos alemães do Bayer Leverkusen e com apenas 22 anos começa a ser aposta constante do treinador italiano, Carlo Ancelotti.

Estas cláusulas começam a ser utilizadas maioritariamente por clubes com excelentes academias e que muitas vezes não conseguem dar oportunidades aos seus jovens formados.

O Arsenal sendo um desses clubes começará a fazer questão de incluir essa cláusula nas futuras transferências de jovens jogadores, com Carlos Vela a servir de exemplo do que pode ser um negócio rentável no futuro.
Partilhar:

0 comentários:

Enviar um comentário

Cada comentário é da exclusiva responsabilidade do seu autor.
Comentários que fujam a assuntos relacionados com o Arsenal serão imediatamente removidos.