11 dezembro 2014

Qual o adversário ideal na champions?


Tal como todos sabemos, o Arsenal atingiu esta época os oitavos-de-final da Liga dos Campeões pela 15ª vez, nos últimos 16 anos. Os Gunners conseguiram a qualificação no grupo D quando ainda faltava uma jornada por disputar, mas mesmo assim voltaram a passar na segunda posição, atrás de Borussia Dortmund.

Este cenário já se mostrou, em anos anteriores, que é problemático para o Arsenal. Os Gunners têm enfrentado Bayern Munique e Barcelona nos oitavos-de-final e têm sido eliminados, sem conseguir dar grande resposta. Será justo dizer que acabar em segundo lugar no grupo nesta época leva a que seja pouco provável haver um bom resultado dos Gunners na próxima fase da competição.

A prespectiva dos próximos adversários do Arsenal na próxima fase não é nada boa. Como esperado, as super potências, Real Madrid, Barcelona e Bayern Munique venceram os seus grupos, assim como o finalista vencido na época passada, o Atlético Madrid.

Qualquer uma destas quatro equipas mencionadas causará grandes problemas ao Arsenal. Seria preciso um grande Arsenal para passar aos quartos-de-final, caso calhasse uma destas equipas no sorteio da próxima segunda-feira.

FC Porto e Monaco foram os outros vencedores de grupos e são as outras duas equipas que podem calhar aos Gunners. O Chelsea (por uma questão de país) e o Borussia (por ter feito parte do mesmo grupo do Arsenal), são vencedores de grupos que para já ficam fora da rota do Arsenal.

O ideal neste sorteio seria defrontar FC Porto ou Monaco nos oitavos-de-final. O Monaco (que fez parte do grupo do Benfica), teve um grupo complicado e só conseguiu marcar quatro golos nos seis jogos realizados. No entanto, apenas sofreu um golo em toda a fase de grupos e foi a melhor defesa desta ronda.

Já o FC Porto conseguiu a qualificação para os oitavos-de-final sem qualquer derrota, num grupo relativamente acessível, em que a maior dificuldade passaria pelo Shakhtar Donetsk que também conseguiu a qualificação no segundo lugar. A equipa portuguesa venceu quatro jogos e empatou dois, marcando um total de 16 golos nos seis jogos realizados.

Mesmo assim um sorteio favorável para os Gunners mostra que nenhum jogo será favas-contadas e que vão aparecer muitas dificuldades pela frente.

A inconsistência que o Arsenal tem apresentado não vai ajudar a equipa a melhorar as suas hipóteses de qualificação para os quartos-de-final da competição. Quem quer que encontrem agora nos jogos a eliminar, será um grande obstáculo a ultrapassar e a equipa de Arsène Wenger estará a pensar o porquê de ter deixado fugir a vantagem de 3-0 com o Anderlecht no Emirates e ao mesmo tempo, o primeiro lugar do grupo.

Se os Gunners tivessem vencido esse jogo como seria obrigação, teriam passado em primeiro lugar no grupo e as prespectivas do sorteio da próxima segunda-feira seriam mais animadoras. Seja como for, na próxima segunda-feira saberemos que calhará em sorte no sorteio dos oitavos-de-final e aí veremos as mais ou menos hipóteses que teremos em passar.

E para o leitor, qual o adversário ideal que poderia calhar neste sorteio?


@ricardogooner
Partilhar:

1 comentário:

  1. Epah que venha o Porto apenas por um simples motivo.. ir ao Dragão ver o jogo !

    ResponderEliminar

Cada comentário é da exclusiva responsabilidade do seu autor.
Comentários que fujam a assuntos relacionados com o Arsenal serão imediatamente removidos.