30 abril 2015

King Henry. Certo ou errado?


Vou começar com a citação que me fez escrever este artigo. "Acho que o Giroud tem estado extremamente bem. Mas será possível vencer a Liga com ele? Não me parece", dito por Thierry Henry  à Sky Sports no final do empate a zero bolas contra o Chelsea.

Giroud começou a época praticamente com uma lesão bem grave. Fez um total de quatro jogos contando 208 minutos e dois golos. Um deles, no último minuto contra o Everton que deu o empate a duas bolas e outro contra o Man City para a FA Community Shield. E que golo!

Depois de ultrapassar a lesão foi a fase de nova adaptação e temos vindo a ver um Giroud que todos nós gostamos. Mas vamos ao que realmente importa. Giroud tem neste momento 22 jogos na Liga Inglesa tendo começado 5 no banco de suplentes e conta com 14 golos. O que dá uma média de em cada 110 minutos haver um golo do nossa ponta de lança francês. O que, na minha opinião, é algo óptimo.

Agora vamos a comparações. Vamos pegar no Diego Costa, do Chelsea que é líder do campeonato. O Espanhol conta com 24 jogos na liga Inglesa e começou apenas um jogo no banco de suplentes. Tem 19 golos marcados portanto conta com uma média de 103 minutos para marcar um golo. E tendo em conta que não passou 3 meses com a perna partida será que podemos dizer que o Chelsea com Diego Costa não pode vencer a liga? Bem, eu acho que não. E estatisticamente há muita diferença entre os dois? Ora... também não. Até porque em todas as competições Giroud tem 30 jogos com 18 golos e Diego Costa tem 35 jogos e apenas mais um golo que o Giroud.

Agora também podemos interpretar as palavras de Henry por outro lado. O nosso King podia querer dizer que o seu compatriota não consegue vencer o campeonato sozinho. E isso estou completamente de acordo. Mas hoje em dia quem é que consegue vencer campeonatos sozinhos? Messi e Ronaldo?! Nem esses...

Mas também sou contra essas palavras, caso fosse o que Henry quisesse dizer. Até porque quando Henry esteve na nossa equipa teve jogadores como Pires, Bergkamp, Vieira, entre outros... E que alegria era vê-los jogar!

Para finalizar, eu acho que podemos vencer a liga com o Giroud! Com homens como Özil, Cazorla, Ramsey, Alexis e tantos outros acho que é possível. Mas também acho que é necessário haver mais golos de outros jogadores, como Walcott, Chamberlain, entre outros.

E vocês, o que acham ? Caixa de comentários está aberto para vocês!

Por António Almeida | 30.04.15
Partilhar:

9 comentários:

  1. Também discordo.
    Acho que com a equipa atual, temos condições para vencer o campeonato. Sei que isto já é um cliché, mas não deixa de ser verdade, continuamos a ser muito afetados por lesões. E Giroud foi uma das vítimas esta época.
    O avançado francês melhora de época para época, e desde que voltou de lesão tem estado "on fire". E vou mais longe, dizendo que esta série recente das 9 vitórias consecutivas nunca seriam possíveis sem ele. Por outro lado, aquela noite azarada da primeira mão dos oitavos de final da Champions contra o Monaco, foi um daqueles dias que era melhor não ter saído de casa, e aí, podemos-nos queixar. Mas todos os bons jogadores têm dias maus, e Giroud não é de todo diferente. Desde então mostrou forte carácter ao mostrar o que vale.
    Em suma, acredito que sim, podemos ganhar a liga com Giroud a avançado. Como os dados referidos, não fica nada atrás de Diego Costa. Falava-se também da concorrência de Welbeck, e creio que só lhe fez bem. Com essa concorrência, Giroud tem de dar o seu melhor todas as semanas, e é precisamente isso que acontece.
    É um jogador notoriamente superior aquele que chegou em 2012, e aos 28 anos, já com dois anos de adaptação a Inglaterra, o cenário parece ser ainda melhor para a próxima época.
    Percebo no entanto, a visão de Henry. Ao olhar para o nome, Giroud não é Aguero ou D. Costa, mas nomes não fazem jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'Percebo no entanto, a visão de Henry. Ao olhar para o nome, Giroud não é Aguero ou D. Costa, mas nomes não fazem jogadores.'

      Ora.. era uma excelente frase para colocar no artigo :p

      Eliminar
  2. Giroud não é um nome sonante como outros, mas tem feito o seu trabalho e bem.
    Eu acho que o Henry quis dizer que ele não é um jogador decisivo .
    Gosto de o ver jogar mas não é nele em quem confio para ser determinantes num jogo.
    Podemos ganhar com ele claro, mas não é no ataque que está o problema é sim na defesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu continuo a dizer que é um jogador de tremenda confiança. Para mim, claro. Mas também compreendo perfeitamente que exista pessoal que não tem 'paciência' para ele. Porque não é daqueles jogadores que meta o espectador colado ao ecran.

      Eliminar
  3. Tal como disse o André T, o actual problema do Arsenal passa pela defesa e não pelo ataque. Giroud tem respondido bem aos críticos e o seu índice de golos é bastante satisfatório. Falando por alto, e sem ver grandes números, deverá ser das melhores médias dos avançados nos últimos anos no Arsenal.

    Depois com jogadores como Özil, Sanchez, Cazorla ou Welbeck a auxiliar o avançado francês, tudo fica mais fácil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou defensor da nossa defesa. Mas não me importava nadinha de ter mais 1/2 jogadores de topo...

      Eliminar
  4. Eu concordo e ao mesmo tempo discordo do Henry. Eu acho que o problema do Arsenal reside na defesa.. O Giroud já provou ser o matador que o Arsenal necessita. Não acredito que seja um 'top scorer', mas é importante em todo o processo ofensivo, embora a sua estatura, é um jogador com uma mobilidade interessante e com qualidade acima da média para aquilo que é costume ver num ponta-de-lança de 1,90m, faz arrastões defensivos de grande qualidade e tem um posicionamento quase nato. Eu, como já referi várias vezes (não, não sou fã do Arsenal.. Longe até) o problema está no banco, na equipa técnica. É uma equipa que renovada a nível de staff (isto incluí Wenger) terá mais hipóteses. Wenger deu um título único ao Arsenal, mas não passa disso... A equipa mesmo tendo talento, não tem quem lhe dê guia de marcha para os títulos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto com tudo o que foi dito sobre o Giroud e, também como já disse, estou de acordo com o aspecto defensivo.
      O Caso Wenger é outra caso bem interessante para outro post mas, falando por alto, também estou de acordo. Agradeço por tudo o que fez ao Arsenal mas já está na hora. E um 2º lugar com a conquista da FACup não era nada mau para o seu ano de despedida... agora resta ver se conseguimos essas duas 'conquistas'

      Eliminar
    2. Hugo, deixa-me discordar de ti em uma coisa: o Wenger não apenas um único título ao Arsenal!
      Para tal, basta visitares a secção palmarés aqui no blog (http://arsenal-portugal.blogspot.pt/p/palmares.html) para confirmar isso mesmo.

      Premier League: 3
      FA Cup: 5
      Community Shield: 5


      Não quero com isto dizer que discorde de uma possível renovação da equipa técnica!

      Abraço e continua a passar por cá!

      Eliminar

Cada comentário é da exclusiva responsabilidade do seu autor.
Comentários que fujam a assuntos relacionados com o Arsenal serão imediatamente removidos.