27 maio 2015

Mesut Özil vale o custo benefício ao Arsenal?


A magnitude da transferência de Mesut Özil ao Arsenal na janela de verão 2013/2014, no chamado ''deadline day'', causou uma grande repercussão no mundo do futebol, ainda mais se levarmos em conta a prudência que o técnico Arsenè Wenger possui no mercado.

O alemão chegou aos gunners por 50 milhões de euros, este valor, no caso, estabeleceu um novo recorde ao Arsenal, pois o clube nunca havia pago uma quantia tão grande por um jogador, ou seja, Mesut Özil é o jogador mais caro da história do Arsenal. Na Inglaterra, a contratação de Özil é a terceira mais cara de todos os tempos, ficando atrás de Fernando Torres, quando foi comprado pelo Chelsea vindo do Liverpool, e Carlos Tévez, do United para o City, em 2009.

Engana-se quem acha que os números acabam por aí, vamos supor que Özil continue no Arsenal até seu último ano de contrato (2018), só em salários líquidos, o camisa 11 ganharia algo em torno de 40,5 milhões de euros. Este número ainda sobe, pois com os impostos e outros custos, acrescentaria algo em torno de 21,6 milhões de euros ao investimento total.

Para finalizar os números, se realmente Özil continuar no Arsenal até 2018, ele terá custado 117,6 milhões de euros aos cofres dos gunners, considerando ainda os 2,03 milhões e 4,02 milhões pagos em luvas e comissões, respectivamente.

Quando Özil chegou ao Arsenal, os torcedores ficaram entusiasmados com a contratação, pois fazia tempo que Wenger não tirava o escorpião do bolso, e claro, pelo talento do atleta. O alemão até começou bem seu inicio de temporada com o Arsenal, nos primeiros 18 jogos, foram 10 assistências e 5 gols, ótimos números para um jogador não adaptado.

De lá pra cá, Özil começou a ser questionado pela torcida e por grande parte da imprensa, o jogador parece muitas vezes ''sem vontade'' de jogar, não demonstrando interesse na partida, como se não tivesse animo em jogar no Arsenal. Mesut Özil também é altamente criticado por não aparecer em jogos grandes, o que de fato, é a mais pura verdade.

Em jogos de UEFA Champions League por exemplo, foram 12 partidas, 3 passes e apenas 1 gol. O gol e duas das 3 assistências foram marcados em cima do Olympique de Marsella. A outra assistência foi contra a fraca equipe do Galatasaray, no Emirates.

Números de Mesut Özil em clássicos

Vs Tottenham: 3 jogos e 1 gol
Vs Chelsea: 3 jogos, 0 gols e 0 assistências
Vs Man United: 3 Jogos, 0 gols e 0 assistências
Vs Man City: 2 Jogos, 0 gols e 1 assistência
Vs Liverpool: 4 Jogos, 1 gol e 1 assistência

TOTAL: 15 jogos, 2 gols e 2 assistências.

Números de Mesut Özil na temporada 14/15

30 Jogos
5 Gols (Aston Villa 2x, Tottenham, Liverpool e Brighton)
9 Assistências (Reading 2x, Everton 2x, Leicester 2x, Aston Villa 2x e Galatasaray)

Para finalizar o texto, respondam nos comentários: Özil vale o custo benefício ao Arsenal?


Artigo originalmente publicado aqui, mas transcrito no Arsenal Portugal a pedido do autor.

Por Matheus Mousadis | 27.05.2015
Partilhar:

1 comentário:

  1. Eu continuo a dizer que sou contra... 50M, para mim, é um abuso extremo para qualquer jogador ! Vá.. menos os dois melhores do mundo.
    Claro que é um jogador de qualidade, mas continuo a dizer que é imenso dinheiro por um jogador.
    Mas respondendo à pergunta, não. Pelo motivo de, como diz no texto, andar sem vontade para jogar. É demasiado dinheiro gasto para um jogador só jogar às vezes.. e podem falar que ele não está na sua posição original a maioria dos jogos o que também concordo mas mesmo assim um homem que custa 50M não pode perder as bolas que perde, falhar os passes que falha... Algo que ele, nos tais jogos que 'não quer jogar' abusa.. Estando no meio ou a extremo !

    ResponderEliminar

Cada comentário é da exclusiva responsabilidade do seu autor.
Comentários que fujam a assuntos relacionados com o Arsenal serão imediatamente removidos.