22 junho 2015

O que trazia de novo Cech?


O guarda-redes do Chelsea, Petr Cech, iria transformar o Arsenal num verdadeiro candidato ao título de acordo com Nick Wright. Depois de anos de falhas em apostas para a baliza, Arsène Wenger parece, finalmente, querer investir num guarda-redes de classe mundial. De acordo com a Sky Sports, Cech está muito perto de se transferir para o Emirates e a sua chegada ao norte de Londres iria ter um efeito de mudança.

Depois da saída de Jens Lehmann, o Arsenal tem tido grandes problemas na baliza na última década. Jens Lehmann foi o jogador mais próximo que Wenger conseguiu para preencher o papel de sucessor de David Seaman, mas depois da sua importância na temporada dos "invencíveis", as suas exibições começaram a piorar e a juntar ao seu comportamento fez com que o lugar fosse entregue a outro na temporada 2007/08.

Desde então, Manuel Almunia, Lukasz Fabiansky e Wojciech Szczesny todos tentaram e falharam a garantir o seu lugar na equipa, onde existem ainda dúvidas sobre o colombiano David Ospina. Wenger é conhecido por descobrir talento mas parece ter um ponto fraco no que diz respeito à procura de guarda-redes e desde a contratação de Richard Wright do Ipswich Town em 2001 que custou ao treinador francês investir forte nessa posição.

Manuel Almunia e Jens Lehmann na sua passagem pelo clube

É uma atitude que acabou por se pagar caro nas ambições do clube nos anos passados. Alex Ferguson uma vez afirmou que um grande guarda-redes vale ao clube 15 pontos durante uma temporada e a vasta experiência de Cech, certamente, se encaixa no perfil. Juntar esses pontos à temporada passada do Arsenal colocaria-os 3 pontos á frente dos campeões, Chelsea.

Infelizmente quando se fala no Arsenal, essa conta não é assim tão simples, mas Cech seria, sem dúvida alguma, um grande upgrade e vale os supostos 10 milhões de libras que se falam. O jogador de 33 anos foi ultrapassado pelo talento Courtois no inicio da temporada, mas não perdeu a qualidade e Mourinho já deu a entender a sua preocupação caso o mesmo fosse para o Arsenal.

Petr Cech tem 13 grandes títulos pelo Chelsea

"Desde 2004 até 2014-15, Cech teve 10 anos de grande sucesso no clube, 10 anos onde mostrou um excelente comportamento. Aceitarei qualquer decisão que tome, mas a minha reposta numa possível transferência para o Arsenal seria 'Não'", disse o técnico português no inicio do mês e já publicado pela nossa página anteriormente. Mas Cech quer ficar por Londres, e Abramovich está disposto a aceitar o seu desejo apesar dos protestos de Mourinho.


Estatísticas

Cech apenas participou em 7 jogos na Premier League na temporada 2014/15, mas tendo em conta que tem 7 anos a mais que os guarda-redes do Arsenal as estatísticas indicam que não perdeu a sua qualidade. O internacional pela República Checa teve uma percentagem de remates defendidos de 88.9% na última temporada comparando com 80.7% de Ospina e 67.2% de Szczesny - a maior percentagem sobre qualquer guarda-redes da Premier League.

Comparação de Cech com os atuais guarda-redes dos Gunners

Conseguiu manter ainda 4 jogos sem sofrer golos nos 7 realizados, dando-lhe uma percentagem bem melhor que os guarda-redes dos Gunners que em 35 exibições apenas tiveram 11 sem sofrer. Cech é ainda forte no ar e não cometeu qualquer erro que desse origem a uma oportunidade adversária. Estatísticas do site Opta revelam ainda que nos últimos 3 anos, Cech defendeu 78% dos remates, mais que qualquer outro guarda-redes na Premier League. Apesar de tudo, Cech iria trazer experiência, autoridade e mentalidade vencedora para o clube - 3 atributos essenciais que os guarda-redes actuais sentem falta.

Charlie Nicholas, ex-jogador do Arsenal e actual comentador da Sky Sports concorda e acrescenta "David Ospina é um bom guarda-redes mas bons guarda-redes não te ganham títulos. Se existir uma oportunidade para Cech vir o Arsenal tem de a aproveitar".


Sucesso

Cech tem estado no radar de Wenger por mais de uma década. O treinador dos Gunners estava interessado na sua transferência antes do mesmo se mudar do Sparta de Praga para o Rennes em 2002 mas a licença de trabalho impediu a movimentação para Londres. O Chelsea tentou a sua sorte dois anos mais tarde, e acabou por conseguir o jogador num ano em que a sua estreia na Premier League acabou com 21 jogos sem sofrer, começando desde então uma etapa de sucesso.

Cech conta agora com 13 grandes títulos pelo Chelsea, e uma movimentação para o Arsenal seria idêntica á de Edwin Van der Sar para o Manchester United em 2005.

Van der Sar foi crucial para o sucesso do Manchester United entre 2005 e 2011

O holandês era um ano mais velho que Cech quando foi transferido do Fulham para Old Trafford mas provou ter sido uma das melhores transferências da era Ferguson. O veterano calou os duvidosos e ajudou o United conquistar 4 Premier Leagues e 1 Liga dos Campeões em 6 temporadas no clube. A consistência das exibições de Cech sugerem que a sua carreira poderia ter semelhantes niveis de duração.

O valor de transferências dos Gunners não parece que se vá ficar por um novo guarda-redes - um avançado de classe mundial e outro médio defensivo devem constar na lista de desejos de Wenger mas não é de admirar que Cech seja o alvo prioritário máximo.

O analista da Sky Sports, Gary Neville é alguem que sabe umas coisas sobre ganhar títulos e falou da importância dum guarda-redes desta qualidade: "Acho que todos concordam quando dizemos que o Arsenal tem falta de qualidade na baliza desde Jens Lehmann e David Seaman. É um desafio ganhar um título quando não tens um grande guarda-redes, um enorme desafio. Ospina é um bom guarda-redes e fez boas exibições esta temporada, mas não é um Numero 1 e eles precisam de um guarda-redes de topo. Eles precisam de alguém que lhes dá pontos".

As exibições do Arsenal na segunda parte da temporada fez com que conseguissem 44 pontos em 54 possíveis e isso indica que têm potencial para competir pela Premier League. Falta a mentalidade vencedora aos Gunners e não é a primeira vez que o Arsenal ganha forma quando o título já vai longe mas o seu plantel está repleto de qualidade e as conquistas da FA Cup sugerem que estão a ultrapassar a fase dos últimos anos. Conseguir uma mentalidade vencedora é difícil como Wenger se apercebeu desde a mudança para o Emirates Stadium. Dos jogadores actuais do plantel, apenas Danny Welbeck sabe o que é ganhar a Premier League e é aqui que Cech pode trazer algo mais que boas exibições pois é um sério vencedor que seria uma enorme presença no balneário e que transmitiria uma grande confiança para dentro de campo.

A procura de Wenger por um guarda-redes tem sido complicada desde a saída de Seaman em 2003, mas após muitos anos poderá finalmente ter nas mãos um guarda-redes capaz de colocar o Arsenal num outro nível.

Por Miguel Soares | 22.06.2015
Partilhar:

4 comentários:

  1. Concordo plenamente!
    Achei muito interessante a comparação ao caso de Van der Sar, não tinha pensado nisso.

    ResponderEliminar
  2. Mas que grande, grande análise!

    Não me lembro de termos perdido pontos por causa de Ospina, (corrijam-me se estiver enganado) mas a verdade é que a contratação de Cech é de classe mundial! Não há nada a mudar àquilo que foi escrito. Se Cech realmente chegar, será o senhor dono da baliza do Emirates, mas aí colocar-se-à a questão de quem sai.

    Sinceramente duvido que tanto Szczesny como Ospina fiquem os dois, depois da chegada de Petr Cech.

    ResponderEliminar
  3. Fábio Pinto22/06/15, 21:54

    Sinceramente por 15.3M parece-me um pouco exagerado... mas pronto é um grande guarda-redes

    Comentário via Facebook

    ResponderEliminar
  4. Eu continuo a ser a favor do Ospina e até do Szczesny em vez de vir o Cech. Acho que não tivemos uma derrota por culpa do Ospina já o Szczesny esta época não teve tão bem, isso é certo. Mas nas temporadas passadas teve bem, eu pelo menos acho !

    Mas essa comparação com o Van der Sar é realmente muito boa e mete-me e pensar !

    ResponderEliminar

Cada comentário é da exclusiva responsabilidade do seu autor.
Comentários que fujam a assuntos relacionados com o Arsenal serão imediatamente removidos.